O Brasil é a 6ª maior economia do mundo e tem sua atuação no Comércio Exterior em pleno desenvolvimento. O mercado é muito dinâmico e é muito importante a troca de informações e novos contatos, porque novos negócios acontecem diariamente e novos investimentos são necessários e constantes. Daí a importância do Evento.

PONTOS IMPORTANTES:

  • Transporte e logística são fundamentais para a economia.
  • Produção escoada por terra, água e ar.
  • Mercado em franca expansão.

Tem por finalidade o desenvolvimento sustentável da pratica de Comércio Exterior em Santa Catarina, com palestras com importantes profissionais que atuam neste segmento, bem como proporcionando a apresentação e a reunião das principais empresas que prestam serviços assessórios a pratica de Comércio Exterior através dos Portos, Aeroportos e Pontos de Fronteira de Santa Catarina. Santa Catarina possui o segundo maior Complexo Portuário do Brasil em movimentação de containeres, o Complexo Portuário de Itajaí, além de contar com os Portos de Itapoá, São Francisco do Sul e Imbituba, mas só tem aproximadamente 5% das empresas exportadoras e importadoras do Brasil com sede neste Estado e aproximadamente 6% das operações do Comércio Exterior das empresas que atuam com Comércio Exterior no Brasil, feitas através dos terminais portuários de Santa Catarina e sabendo disto, focados no potencial e na vocação de Santa Catarina para a prática do Comércio Exterior, apresentamos o projeto do Evento VITRINE COMEX, no intuito de prospectar investimentos, negócios, network e informação.

O Evento Vitrine Comex esta em sua segunda edição, quando em maio de 2012 na primeira edição contou com a participação da Secretária de Comércio Exterior, Dra. Tatiana Lacerda Prazeres, com a reunião dos intervenientes a pratica de Comércio Exterior através do Complexo Portuário de Itajaí, seguida de palestra do Dr. José Carlos de Araujo, Inspetor-Chefe da Alfandega da Receita Federal de Itajaí e do Dr. Guilherme Arcanjo, Gerente Geral para os assuntos relacionados ao Comércio Exterior em Santa Catarina do Banco do Brasil e no ultimo dia contou com uma palestra do Dr. Welber Barral, Ex-secretário de Comércio Exterior. Além desta rica disponibilidade de capital intelectual, ainda proporcionou a várias empresas que prestam serviços assessórios a pratica de Comércio Exterior em Santa Catarina de estarem expondo num espaço de Feira diferenciado, prospectando investimentos, negócios e network.

DIFERENCIAL DO EVENTO

Desenvolvido por profissionais que atuam no segmento, tem foco em resultados e visa baixo custo aos participantes. A busca por palestrantes diferenciados, que palestrem temas de relevante interesse a todo segmento, torna o evento atrativo a todo profissional que atua com Comércio Exterior e principalmente visa o interesse dos dirigentes das empresas importadoras e exportadoras, que são responsáveis pelas decisões sobre os investimentos das empresas que atuam.

IMPORTANTE: A entrega às empresas expositoras dos estandes montados para personalização, porém padronizados, visa à redução de custos valorizando de forma democrática as empresas expositoras e evitando a preocupação das empresas expositoras com a montagem dos estandes.

21,22 e 23 de Maio de 2013 - Centreventos - Itajaí/SC

Público-alvo:

  • Importadores e Exportadores;
  • Cadeia de logística e transportes: rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo.
  • Entidades de classe ligadas ao setor.
  • Representantes dos governos: Municipal, Estadual e Federal.
  • Personalidades ligadas ao setor e formadores de opinião.

O Vitrine Comex é um evento de grande importância em Santa Catarina, passando a fazer parte do calendário nacional e internacional. A divulgação do Vitrine Comex é feita diretamente aos profissionais que atuam com Comércio Exterior, de várias formas e por vários meios de comunicação de veículos variados e além do investimento em publicidade feito pela organização do evento ele ainda desperta interesse de toda mídia. Ter sua marca relacionada ao Vitrine Comex é certeza de retorno. As empresas parceiras estarão ligadas a um evento de grandes proporções no país, ganhando destaque em vários canais de comunicação.

CENTREVENTOS ITAJAÍ

O Centreventos é um dos principais espaços para eventos da região, com uma área de 18.296,17 metros quadrados, situado na Av. Beira Rio, uma das principais vias da cidade, a 20 minutos do Aeroporto de Navegantes e alguns minutos de praias e hotéis da região.

Endereço: Avenida Ministro Victor Konder, 303 (Beira Rio)
CEP: 88301-700
Bairro: Centro
(47) 3248.2167

MODAL RODOVÁRIO

O transporte rodoviário no Brasil é o principal sistema logístico do país e conta com uma rede de 1.751.868 quilômetros de estradas e rodovias nacionais (a quarta maior do mundo), por onde passam 56% de todas as cargas movimentadas no território brasileiro. Esse sistema de rodovias é o principal meio de transporte de cargas e passageiros no tráfego do país. A importância desse tipo de transporte se dá desde o início da república, quando os governos começaram a priorizar o transporte rodoviário, em detrimento ao transporte ferroviário e fluvial.

MODAL FERROVIÁRIO

O Transporte ferroviário no Brasil ou a Rede ferroviária brasileira possui 29.706 quilômetros de extensão (1121 eletrificados), espalhados por 22 estados brasileiros mais o Distrito Federal, divididos em 4 tipos de bitolas. Chegou a possuir 34.207 km, porém crises econômicas e a falta de investimentos em modernização, tanto por parte da iniciativa privada como do poder público, aliados ao crescimento do transporte rodoviário fizeram com que parte da rede fosse erradicada.
O investimento anual das ferrovias aumentou 4 vezes entre o período 2003-2010, saltando de 1,07 bilhão de reais para 4,32 bilhões de reais por ano. As principais investidoras foram o grupo Vale (com EFC, EFVM e FCA) com R$ 1,313 bilhão, o grupo ALL com R$ 928,7 milhões e a MRS com R$ 681 milhões, todas no ano de 2010 e que mantiveram investimento constante no período, focados em infra-estrutura, superestrutura e material rodante. Um caso à parte é a TNL que aumentou em 6 vezes o seu investimento apenas de 2009 a 2010, aportando 1,35 bilhão no ano.

Principais problemas:

  • Atende a poucos segmentos da economia;
  • Faltam ferrovias;

MODAL AÉREO

O transporte aéreo no Brasil cresceu muito nos últimos anos. Com o surgimento de novas companhias aéreas e a modernização das já existentes. Grandes companhias internacionais também operam no Brasil: American Airlines, Continental Airlines, United Airlines, Lufthansa, Iberia, Japan Airlines, South African Airways, British Airways, Air France, Air Canada, TAP Portugal (transportes aéreos portugal) entre outras.

  • Melhorar a infraestrutura dos aeroportos;
  • Possibilitar que mais aeroportos possam receber vôos internais com cargas;
  • Aumentar o número de opções de terminais de cargas internacionais.

MODAL HIDROVIÁRIO

O transporte hidroviário no Brasil é dividido nas modalidades fluvial e marítima. O transporte fluvial é o mais econômico e limpo, no entanto é o menos utilizado no Brasil. A via marítima é o principal meio utilizado para o transporte de mercadorias do comércio exterior brasileiro. Em 2011, a tonelagem exportada por via marítima representou 96% do total, enquanto que a importada alcançou 89%, maior índice em cinco anos. Ao se analisar o fluxo comercial por valor (US$ FOB), percebe-se que essa participação vem se ampliando nos últimos anos, atingido 84% do montante exportado e 76% do importado, ou seja, o melhor patamar desde 2007.

  • Melhoria na infraestrutura portuária, como a retomada de dragagens, aquisição de equipamentos de estiva e movimentação e a melhoria dos acessos terrestres;
  • Adequação de horários dos órgãos públicos;
  • Redução da burocracia.

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